1º dia de atividades da XVIII Semana estudantil de Maragojipe

08 08 Semana estudante Maragojipe (1)

Criar, em Maragojipe, a Cia de Teatro Moacir Moreno. Este é o sonho da Fundação Vovó do Mangue, revelado publicamente na manhã desta segunda-feira, dia 8, no ato de abertura da XVIII Semana Estudantil. Filho da terra, Moacir Moreno é o grande homenageado in memoriam desta edição, que tem como tema o Teatro como Ferramenta de Transformação e Inclusão Social.

O anúncio da intenção de criar um espaço dedicado ao teatro em Maragojipe foi feito na presença de atores como Lelo Filho, Diogo Lopes, ambos da Companhia Baiana de Patifaria e que dividiram o palco com Moacir nos anos 80 e início dos anos 90, antes de o ator maragojipano ser brutalmente assassinado, em 1994. Também estavam presentes o irmão de Moreno, Márcio Reis, e Ana Maria Reis da Conceição, segunda esposa do pai, mas que Moacir a tinha como sua segunda mãe.

“Vejo o teatro como uma expressão libertadora para as pessoas. Importante que estimulemos os talentos que temos em nossa cidade, pois tenho certeza  de que muitos Moacir irão surgir a partir desta oportunidade”, destacou Costa.

A XVIII Semana Estudantil, que segue com atividades até sexta-feira, dia 12, iniciou com hasteamento da bandeira e execução do Hino Nacional, além da apresentação da fanfarra do Colégio Estadual Gerard Meyer Suerdieck (Fancegms). Ainda na parte da manhã, os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre a vida do ator  maragojipano, cuja vida e obra foram apresentadas pelo companheiro de palco Lelo Filho e familiares do homenageado. Em todos os depoimentos, o bom humor, talento e a capacidade de improviso de Moacir foram as principais características observadas por aqueles que com ele conviveram.

Esporte e redação – No período da tarde, as atividades da XVIII Semana tiveram continuidade com o concurso de redação estudantil, cujo tema é o mesmo adotado pelo evento.

Um animado torneio de futsal feminino atraiu à sede da fundação muitas dezenas de alunos de colégios estaduais de Maragojipe. Nas duas rodadas realizadas neste primeiro dia de torneio, o saldo foi de 10 gols, classificando as equipes do Colégio Polivalente e do Colégio Estadual Gerard Meyer Suerdieck.

A XVIII Semana Estudantil de Maragojipe tem o patrocínio da Deten Química S.A., por meio do Prêmio ao Valor Social, e apoio da I7 Comunicação e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, Sudesb, que cedeu material esportivo. As atividades de toda a programação acontecem na sede da Fundação Vovó do Mangue, situada na Praça Conselheiro Antônio Rebouças, no centro de Maragojipe.