Marisqueiras e pescadores são certificados pelo Projeto CO2 Manguezal

DSC_0568

DSC_0553

 

 

 

 

 

Cinquenta e seis marisqueiras e pescadores de Muribeca, em São Francisco do Conde, receberam, esta semana, o certificado de conclusão do curso de capacitação oferecido pelo Projeto CO2 Manguezal. A cerimônia de certificação aconteceu na última terça-feira, 31, na sede do Centro Comunitário da comunidade, e contemplou a segunda turma formada pelo projeto.

Com carga horária de 20 horas, a capacitação é um dos compromissos assumidos pelo CO2 Manguezal, cuja meta é atender, até 2019, a 780 jovens e adultos em técnicas de produção de mudas de mangue e mata nativa.

A cerimônia contou com a presença do presidente da Associação de Pescadores e Marisqueiras, Evilásio Vieira, da bióloga Ana Cardoso e da engenheira florestal Graciele Santana, representando a Prefeitura de São Francisco Conde, além de membros da equipe de Educação Ambiental do Projeto CO2 Manguezal, Aline Silva, Carlos Oliveira e Raulene Sousa.

Na oportunidade, Evilásio Vieira destacou a importância do curso e disse do interesse de outros pescadores e marisqueiras em participar da próxima turma, “devido à satisfação propagada pelo grupo concluinte”. Já a bióloga Ana e a engenheira Graciele agradeceram a participação da turma, destacando a eficiência e organização participativa de toda a equipe do CO2 Manguezal.

Logo após a exibição do vídeo institucional do Projeto, o educador ambiental Carlos Oliveira fez as considerações finais, agradecendo a todos os participantes do curso pelo empenho e comprometimento, bem como a parceria e apoio da Associação de Pescadores e Marisqueiras de Muribeca e da Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco do Conde.

O Projeto CO2 Manguezal é executado pela Fundação Vovó do Mangue, com o patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental e conta com o apoio da UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, ICMBio, Prefeitura São Francisco do Conde, Prefeitura de Maragojipe, Associação do Deus Dara e Associação de Pescadores e Marisqueiras de Muribeca.